Glossário

DIRECTION

Glossário

A
B
C
D
E
F
G
H
I
J
K
L
M
N
O
P
Q
R
S
T
U
V
W
X
Y
Z
A-Z

Activos financeiros negociáveis que representam direitos de propriedade sobre sociedades ou quase-sociedades. Estes activos financeiros dão geralmente aos seus detentores o direito a uma participação nos lucros das entidades emitentes e a uma parte dos seus fundos próprios em caso de liquidação. Excluem-se as unidades de participação, as obrigações, os empréstimos convertíveis em acções e outras participações que não acções.

Processo de pagamento gradual de um empréstimo ao longo do tempo. Quando um mutuário faz pagamentos regulares em relação ao seu empréstimo, uma parte do pagamento destina-se a cobrir o montante principal do empréstimo, enquanto a outra parte destina-se a pagar os juros acumulados. Conforme o tempo passa, a proporção do pagamento que vai para o capital aumenta, enquanto a proporção destinada aos juros diminui. A amortização é essencial para liquidar o empréstimo na sua totalidade dentro do prazo acordado. É um processo fundamental na gestão de crédito e ajuda os mutuários a construir património à medida que reduzem o saldo do empréstimo.

Instrumentos ou investimentos que têm valor económico e podem ser comprados, vendidos ou negociados no mercado financeiro. Estes ativos incluem uma ampla gama de instrumentos, como ações, títulos, certificados de depósito, fundos mútuos, moedas estrangeiras e outros investimentos financeiros. A posse de ativos financeiros é uma forma comum de investimento, permitindo aos investidores ganhar rendimentos, aumentar a riqueza e diversificar o seu portefólio. O conhecimento dos diferentes tipos de ativos financeiros é fundamental para tomar decisões informadas sobre investimentos e planear uma estratégia financeira sólida.